Gaslighting: 8 sinais de abuso mental secreto

Psicologia

Compartilhar:

Conteúdo



Gaslighting é uma forma sutil de abuso emocional que é difícil de detectar. É uma forma de manipulação destinada a confundir e perturbar uma pessoa, fazendo-a sentir-se louca. Neste artigo, veremos os 8 sinais de abuso mental secreto e como identificá-los.

Gaslighting: 8 sinais da forma secreta de abuso mental

O que é iluminação a gás?

Gaslighting é uma forma de abuso emocional em que uma pessoa tenta confundir e perturbar outra pessoa por meio de manipulação psicológica. É uma forma sutil de abuso difícil de detectar, mas há alguns sinais a serem observados. Alguns dos sinais mais comuns são:

Gaslighting é uma forma de abuso mental secreto em que uma pessoa tenta confundir e desestabilizar outra pessoa por meio de manipulação psicológica. É um tipo sutil de opressão difícil de detectar. Se você suspeita que está sendo vítima de gaslighting, aqui estão 8 sinais a serem observados:

  • Você se sente confuso e inseguro
  • Você será levado a duvidar de seu próprio julgamento
  • Você é feito para se sentir culpado
  • Eles são feitos para julgar a si mesmos
  • Eles são feitos para criticar a si mesmos
  • Eles são feitos para negar a si mesmos

Se você notar algum desses sinais em si mesmo, deve procurar ajuda profissional. É importante se proteger e não se colocar em uma situação que te deixe desconfortável. Se você se sente inseguro nunca pergunte e evitar o beijo no segundo encontro .



Sinais de iluminação a gás em vidro molhado

1. Você está constantemente sendo criticado

Um sinal comum de gaslighting é que você está constantemente sendo criticado. O agressor tentará controlá-lo, criticando-o constantemente e dizendo que você não é bom o suficiente. Eles vão fazer você se sentir mal e se perguntar se você realmente é tão ruim quanto dizem.

Mulher preocupada observando o namorado

2. Você está constantemente sendo questionado

Outro sinal de gaslighting é que você está constantemente sendo questionado. O agressor tentará controlá-lo, questionando-o constantemente e dizendo que você não sabe o que está fazendo. Você se sentirá mal e se perguntará se realmente sabe tão pouco quanto dizem.



Duas irmãs estão chorando na sala de estar

3. Você está constantemente sendo enganado

Outro sinal de gaslighting é que você está constantemente sendo enganado. O agressor tentará controlá-lo mentindo constantemente para você e dizendo que você não está dizendo a verdade. Você se sentirá mal e se perguntará se realmente sabe tão pouco quanto dizem.

jovem triste chorando

4. Eles estão constantemente sendo desvalorizados

Outro sinal de gaslighting é que você está constantemente sendo desvalorizado. O agressor tentará controlá-lo constantemente menosprezando você e dizendo que você não é bom o suficiente. Eles vão fazer você se sentir mal e se perguntar se você realmente é tão ruim quanto dizem.

A mulher está chorando enquanto o homem está gritando

5. Você está constantemente sendo manipulado

Outro sinal de gaslighting é que você está constantemente sendo manipulado. O agressor tentará controlá-lo, manipulando-o constantemente e dizendo que você não é forte o suficiente. Você se sentirá mal e se perguntará se realmente é tão fraco quanto dizem.



mulher assustada pensa

6. Você está constantemente sendo isolado

Outro sinal de gaslighting é que você fica constantemente isolado. O agressor tentará controlá-lo, isolando-o constantemente e dizendo que você não importa. Você se sentirá mal e se perguntará se realmente é tão sem importância quanto dizem.

Casal irritado brigando no café

7. Você é constantemente monitorado

Outro sinal de gaslighting é que você está sob vigilância constante. O agressor tentará controlá-lo, monitorando-o constantemente e dizendo que você não é confiável. Eles se sentirão mal e se perguntarão se você realmente não é tão confiável quanto dizem.



Homem irritado grita com mulher loira

8. Você é constantemente ameaçado

Outro sinal de gaslighting são as ameaças constantes. O agressor tentará controlá-lo, ameaçando-o constantemente e dizendo que você não está seguro. Eles vão fazer você se sentir mal e se perguntar se você realmente é tão inseguro quanto dizem.

Jovem casal brigando dentro de casa

Conclusão

Gaslighting é uma forma sutil de abuso emocional que é difícil de detectar. No entanto, existem alguns sinais a serem observados, como crítica constante, questionamento constante, mentira constante, depreciação constante, manipulação constante, isolamento constante, vigilância constante e ameaças constantes. Se você notar algum desses sinais em você ou em um ente querido, procure ajuda profissional.

Perguntas frequentes

  • O que é iluminação a gás? Gaslighting é uma forma sutil de abuso emocional em que uma pessoa tenta confundir e perturbar outra por meio de manipulação psicológica.
  • Como você reconhece o gaslighting? Alguns dos sinais mais comuns de gaslighting são crítica constante, questionamento constante, mentira constante, depreciação constante, manipulação constante, isolamento constante, vigilância constante e ameaças constantes.
  • O que se deve fazer se notar gaslighting? Se você notar algum desses sinais em você ou em um ente querido, procure ajuda profissional.

Aqui estão alguns links adicionais que podem ajudá-lo a aprender mais sobre gaslighting:

Mesa

Compartilhe Com Os Seus Amigos :

sinais Descrição
crítica constante O agressor tentará controlá-lo, criticando-o constantemente e dizendo que você não é bom o suficiente.
pergunta constante O agressor tentará controlá-lo, questionando-o constantemente e dizendo que você não sabe o que está fazendo.
mentiras constantes O agressor tentará controlá-lo mentindo constantemente para você e dizendo que você não está dizendo a verdade.
desvalorização permanente O agressor tentará controlá-lo constantemente menosprezando você e dizendo que você não é bom o suficiente.
manipulação constante O agressor tentará controlá-lo, manipulando-o constantemente e dizendo que você não é forte o suficiente.
isolamento permanente O agressor tentará controlá-lo, isolando-o constantemente e dizendo que você não importa.
vigilância constante O agressor tentará controlá-lo, monitorando-o constantemente e dizendo que você não é confiável.
Ameaça constante O agressor tentará controlá-lo, ameaçando-o constantemente e dizendo que você não está seguro.